domingo, 24 de fevereiro de 2013

Yossi & Jagger- delicada relação(2002) e Yossi (2012)

                              

Yossi & Jagger- delicada relação(2002) e Yossi (2012) são dois filmes que me comoveram bastante, ambos dirigidos por Eytan Fox. O primeiro é baseado em uma história real que desconheço, confesso. O segundo, como você já deve supor, é uma continuação.

Yossi e Jagger são soldados que estão abrigados em uma base militar que fica na fronteira de Israel com Líbano. Yossi é o comandante do grupo. Rígido, não cogita a hipótese de assumir sua opção sexual e muito menos a do relacionamento com Jagger que sonha com uma vida a dois, cobra demonstrações de amor e se revela mais sensível.  

É um filme curto, mas intenso. Eytan Fox valoriza as pequenas, porém significativas, coisas do amor, aquelas que são o diferencial entre um casal e outro, aquelas que ficam nas lembranças, as do saudosismo. Uma brincadeira boba, uma música, a revelação de um sonho, um pedido.  Direção e roteiro(Avner Bernheimer, Natan Elkanovich, Yaron Scharf) ultrapassam os preconceitos que existem sobre homossexuais, quebram com uma sensibilidade encantadora a barreira que muitos criam (nós x eles) e, com isso, conseguiram me envolver sem as discussões clichês sobre opção sexual, sem grandes feitos que deveriam arrancar choros ensurdecedores. Envolvem com o pouco. Envolvem quando me identifico, quando respeitam o amor, o ser absolutamente humano.


Quanto a Yossi (2012), prefiro não relatar a sinopse para não informar o desnecessário. Também não é um filme extenso, no entanto é mais arrastado, o que não se trata de um demérito, pois a continuação da história pede isso, Yossi está se arrastando. Portanto, Eytan é novamente feliz, agora com o roteiro de Itay Segal.

Yossi (2012) traz o constrangimento diante de uma humilhação, a insegurança, a falta de confiança em si mesmo; a magia do primeiro olhar, a conquista; a dificuldade de superar uma perda, de lidar com ela; a chance, as oportunidades. Imagino que seja impossível não se identificar em pelo menos algum momento. Dessa forma, considero tão bonito quanto o primeiro, me fez chorar menos porque o desfecho era outro, mas comoveu o suficiente para deixar um gostinho de quero mais.

Sinceramente, não lembro de ter assistido a um filme que tenha conseguido demonstrar um relacionamento homossexual com tamanho respeito e naturalidade. Aliás, estou aqui batendo nessa tecla porque brigo constantemente pelos direitos gays e também porque vejo muitos absurdos por aí, mas os filmes não batem, não se prendem nessa questão, uma das razões para que eu lhes atribua as qualidades citadas no texto. São filmes sobre o amor, sem a “melação” habitual e a pornografia que você deve estar imaginando encontrar. Recomendo, adorei!

2 comentários:

Unknown disse...

Compartilho de sua luta, e como sempre vc descreve maravilhosamente bem que dá muita vontade de ver eu que ja adoro filmes e vindo de alguém que sei do bom gosto, vou assistir com certeza.

Eduardo Araújo disse...

Apesar de Yossi & Jagger tem uma história com todos os elementos pra dar certo, é tão superficial que mais parece um curta. Não gostei. Ainda vou assistir Yossi.