quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

João e Maria e os contos de fadas no cinema



Numa das primeiras conversas que eu tive com meu marido na vida, eu fiz alguma referência a João e Maria (não me pergunte porque diabos eu estava falando de João e Maria numa conversa onde havia a intenção de conquista por ambas as partes mas, enfim, sou mestre em falar coisas nada a ver em contextos nada a ver). O que quero contar é que me lembro dele reagir com estranheza, perguntando: "quem são esses?" para cair na risada depois que eu expliquei e ele concluiu "aahhh, Hansel e Gretel". 

Ele é chileno e, apesar de para o espanhol também existirem algumas traduções bizarras (um dia farei um post sobre isso), até hoje ele não aceita essa versão abrasileirada para os nomes dos personagens.

Bom, confesso que nesse momento eu faria uma grande conexão entre um assunto e outro, para contar que assisti ao filme João e Maria - Caçadores de Bruxas (Hansel y Gretel - Cazadores de Brujas, no caso, já que vi aqui no Chile), mas não estou lembrando qual seria essa conexão, então meio que vou mudar de assunto bruscamente. 

Vi o filme. Estava com grande expectativa por dois motivos. Primeiro porque tenho lido que ele tem sido o campeão de bilheterias no Brasil desde a estreia e me parece que aqui não é diferente. Como já comentei em outro post, fui tentar ver o filme na semana passada e estava esgotado. E, vejam bem, o povo aqui não é nada afobado. Eu vi Amanhecer na pré-estreia com a sala relativamente vazia.

Segundo que para mim seria um filme de desempate em relação à minha opinião sobre essas releituras dos clássicos dos irmãos Grimm que, ao que parece, estão na moda. A Garota da Capa Vermelha, de 2011, eu achei excelente. Bem fiel à história verdadeira, mas com muita ação e suspense. 



Já a Branca de Neve, coitada, depois de dois filmes recentes Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador, continuo preferindo mil vezes o desenho da Disney. O primeiro, eu comecei a ver num avião e nem terminei. O segundo, amarguei por duas horas a mesma cara de sempre da Kristen Stewart.  



O que posso dizer é que o empate continua, porque fiquei no meio termo com João e Maria. O filme tem um enredo fácil, uma trama que se desenrola sem muitos imbróglios, o que me fez pensar que pudesse ser um filme voltado mesmo para crianças (o que não considero um demérito). Mas o fato de ter até uma semi-nudez e cena de sangue explodindo na cara das pessoas me deixou na dúvida se a intenção era mesmo essa. A propósito, achei essas cenas de sangue a algumas maquiagens de bruxas um pouco trash, mas isso garante ao filme um certo humor. Dá para se divertir. João e Maria não chega a ter um mistério envolvente como A Garota da Capa Vermelha, mas é um bom entretenimento. 

Ah, antes que eu me esqueça, minha irmã - que é diabética e profissional da saúde me deu uma explicação (ratificada pelo seu médico Levimar Araújo, Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes) que, ao contrário do que mostra no filme, uma pessoa não vira diabética por ter comido muito doce, como aconteceu com o João. Uma desinformação desnecessária, já que eu não entendi qual a relevância para o filme dele ser diabético. A menos que isso tenha alguma importância em filmes futuros, já que eu li por aí que existe a intenção de transformar João e Maria numa franquia.

3 comentários:

Samara disse...

Não vi nenhum desses filmes inspirados em contos de fadas, as séries também estão nessa moda, acredito que seja pq os direitos das obras agora são patrimônio universal. Bom, mas eu que já não tava com muita vontade de assistir, fiquei ainda menos com sua review... quem sabe Jack, o matador de gigantes? (tb conhecido como João e o pé de feijão,rs).

Laís Bastos da Silva disse...

Eu vi o trailer e não me interessei nem um pouco, agora então...rs

Unknown disse...

Só recomendo se vocês tiverem a intenção de levar uma criança, algo assim...